quarta-feira, 27 de abril de 2011

Apátrida - Ana Paula Bergamasco

Olá galera,

Hoje venho trazer para vocês a resenha de um livro excelente,que se chama Apátrida.Como alguns devem saber,estou participando do Book Tour Selo Brasileiro,que é um projeto de divulgação de livros de Autores Brasileiros,é muito bom.O primeiro livro que recebi foi Apátrida,um livro muito bom,e agora irei postar a resenha dele no blog.

♥♥♥♥♥




Livro: Apátrida
Editora: Todas as Falas
Autora: Ana Paula Bergamasco
ISBN: 9788599721148
Ano:  2010/Edição 1
Páginas: 338


Sinopse

Uma pequena vila na Polônia. Uma menina repleta de vida. Um encontro. Vidas Ceifadas. Sonhos Destruídos. Infâncias Roubadas. As recordações da personagem Irena amarram o leitor na História do Século XX. Baseado no estudo dos fatos que marcaram a época, o palco da narrativa é a conturbada Europa pós Primeira Guerra Mundial, culminando com a eclosão da Segunda Grande Guerra e a destruição que ela provocou na vida de milhões de pessoas. A narradora conduz a exposição em primeira pessoa, e remete o leitor a enxergar, através de seus olhos, o cotidiano a que ficou submetida. É um relato humano, sincero e envolvente que revela a passagem da vida infantil feliz da menina, para o tumulto da existência adulta, cheia de contradições.
Amor,Amizade,Família,Guerra,Ódio,Rancor,Dor,Preconceito,Coragem,
Persistência...
São sentimentos que se misturam no decorrer da narração,esses sentimentos nos envolve plenamente no livro,foi assim que me senti ao ler Apátrida,tive um pouco de cada desses sentimentos,a cada página virada sofria com os personagens.Gostei muito de Apátrida,chorei e ri com ele.

O livro retrata o período pré e pós 1º e 2º Guerra Mundial,uma triste realidade que deixou muitas marcas.Ele é narrado por Irena,personagem chave do livro.Irena é polonesa de  uma família humilde,Católica Ortodoxa,é a mais nova dentre seus 8 irmãos.Em um triste acontecimento em sua família,ela conhece Jacob,que é filho de Judeus,desde então nasce uma enorme amizade entre eles.A medida que crescia a amizade também nascia o amor,porém muitas coisas acontecem e o destino torna esse amor impossível,pois Irena não era da mesma religião que Jacob,na época não era permitido um casamento de judeu e não judia,e Jacob para não desonrar sua crença e sua  família casou-se com Ewa,mas ele amava Irena tanto quanto ela o amava,tudo desmorona para ambos,mais a história leva um rumo diferente quando Irena conhece Rurik.
Com a chegada da Guerra,tudo vira um caos e o medo toma conta de todos,Irena vê seus familiares sendo mortos na sua frente,sem poder fazer nada,ela vive durante todo o período da guerra indo de um lugar á outro,para tentar sobreviver.Juntamento com seus filhos,sofre muito,mas em nenhum momento esquece de sua família,muito menos de Jacob.Irena vai parar em um Campo de Concentração,lá ela vê muitas coisas tristes,crianças,idosos,mulheres grávidas e deficientes serem fuzilados,via e destruição de muitas familias,de pessoas inocentes,que tinham seu sangue derramado por puro preconceito.Mas foi também no Campo de Concentração que ela conheceu o homem que aparentemente era o "Lobo Mau" ,porém fora ele que salvara ela e os seus filhos.

O livro é maravilhoso,e a história é intercalada entre a a vida de Irena durante e depois da guerra,é bastante rico nos detalhes.É também um aprendizado,pois vejo em Irena uma mulher sensível,mas ao mesmo tempo forte,e que,por mais que as cicatrizes ficassem em seu corpo,tanto físico como psíquico,ela ainda tinha dentro de sí o amor e o perdão.
Me emocionei muito com o livro,não somente por causa de Irena,mas por todos.Durante  a leitura eu conseguia criar as imagens daquelas cenas trágicas,chorei de tristeza,mas também me senti muito feliz ao ver que Irena em meio a tanto sofrimento conseguira se libertar e ter uma vida digna como um cidadão normal.


♥♥♥♥♥


Conheça a Autora

Ana Paula Bergamasco


 Advogada, professora no Instituto Internacional de Ciências Sociais e escritora. Cursou Direito na Faculdade de Direito da USP. É mestranda em Direito na USP. Recebeu menção honrosa pela USP em Direito Internacional.




Bem pessoal,é isso,espero que gostem da resenha,deixem seus comentário,e leiam o livro,pois é realmente muito bom.
Fiquem sempre atentos,pois sempre terá resenhas de livros do BooK Tour Selo Braleiro.



Mil Beiinhos...



Boa Leitura!!!





6 comentários:

  1. Parabéns pela resenha Michelly! Estou ansiosa para ler Apátrida. Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Ótima resenha ;D
    Eu vou ler também pelo booktour da Paula mesmo! Embora também esteja inscrita no Booktour so Selo Brasileiro! ahsuah
    Tenho visto muitos elogios ao livro, estou muito ansiosa para ler mesmo!

    Beijos
    Marta
    http://aspalavrasfugiram.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Mi.
    A resenha está ótima! Também estou nessa booktour e em breve vou lê-lo. xD
    Estou super ansiosa para ler, ainda mais porque o cenário é de guerra (ou entre guerras).

    BJss*
    Gabi Lima
    http://livrofilmeecia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Estou no book tour dele, e estou MALUCA pra que chegue minha vez. O livro deve ser tudo de bom!! *-*

    Beeijos
    Rapha - Doce Encanto

    ResponderExcluir
  5. Fiquei muito feliz com a sua resenha e com o seu carinho com o Selo Brasileiro.

    Um grande abraço, Ana

    ResponderExcluir

Não deixe de comentar,sua opinião é muito importante para o blog Alma de leitor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...